segunda-feira, 26 de março de 2012

Vatapá estilizado


Sra. Cadú (a mestre das panelas de barro e do samba de roda - Salvador/BA)

(para 4 pessoas)

INGREDIENTES:


1 quilo de camarão médio limpo. (Quando for comprar, peça para reservar todas as cascas e as cabeças dos camarões para levar para casa)
4 postas pequenas de bacalhau demolhado
8 tomates bem maduros sem as sementes e picados bem pequenino
2 cebolas picadas pequenino
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
4 colheres (sopa) de óleo de oliva virgem
1 vidro de leite de coco
coentros verdes frescos (insubstituível)
1 pimenta malagueta. Se gosta muito, ponha mais)
sal q.b
1/2 xicara (chá) de castanhas de caju torradas e moídas grosseira..., para subsistir pedacinhos dela
1 dente de alho (só para esfregar na panela)
1 colher (sobremesa) de colorau
1 xícara de chá de creme de arroz ou farinha de mandioca especial
Suco de 1 limão


MODO DE FAZER:

Antes de tudo lave as cascas e as cabeças do camarão e coloque numa panela média. Cubra com água e acrescente 1 colher de sobremesa de colorau, 2 tomates partidos grosseiramente (com  sementes e tudo), 1 cebola também grosseiramente picada, 1 ramo bom de coentros verdes, um pouco de óleo de oliva e um pouco de azeite de dendê. (Enfim, todos os ingredientes que usará no vatapá, menos as castanhas). Acenda o fogo e quando ferver, abaixe o fogo para que, lentamente, vá formando o caldo. Deixe ferver por mais ou  manos  1 hora, para que o paladar fique bem apurado. Deixe esfriar e coe numa peneira. Reserve o caldo.

Em uma panela de barro (devidamente curada), limpa e seca, esfregue no fundo e nas laterais com o alho. Jogue o resto fora.Ponha  o azeite e dissolva o colorau nele. Acrescente metade duas cebolas e dois tomates picados, ligeiramente fritando . Depois que estiverem mais ou menos fritos,  distribua as postas do bacalhau, devidamente esmiuçadas (às lascas). Coloque sobre este o resto do tomate, da cebola, o sal e a pimenta malagueta. Por sobre tudo isto, coloque o resto do azeite de dendê, o óleo de oliva, regue com o leite de côco e feche a panela para começar a cozedura. Cubra com o caldo que você reservou e deixe cozinhar. Na hora de servir, você engrossa este caldo com o bacalhau e os condimentos juntos. Há 2 maneiras de engrossar. Com creme de arroz (O clássico) ou, com uma farinha de mandioca especial que só tem na Bahia. Ela é muito branca e muito fininha. Portanto, se não dispuser desta farinha, use
o creme de arroz. Mas, tenha o cuidado de ir acrescentando bem devagarinho para não embolar (criar caroços).  A melhor maneira, para quem não tem a prática, é colocar um pouco do caldo (frio) e misturar a farinha fora da panela. Depois vá colocando aos poucos na panela a ferver em fogo baixo. Se achar que ficou pouco consistente (ralo) acrescente mais creme de arroz ou a farinha. No ultimo momento chapeie o camarão ràpidamente em uma frigideira bem quente (para não juntar suco). Junte este à mistura e agregue finalmente , os coentros e o suco do limão. Está pronto!!!
Você pode servir diretamente desta panela de barro. Mas eu, para variar, coloquei nesta abóbora cabochá (Japonesa) previamente limpa de todas as sementes e fibras, e cozidas em água e sal. Quando espetar o garfo e ver que ela está macia, escorra, encha com o vatapá, polvilhe com o queijo e leve ao forno para gratinar. OBS: FICA SABOROSO A JUNÇÃO DO VATAPÁ COM A ABÓBORA QUE É MUITO DOCE. Acompanhe com arroz branco bem soltinho ou com o creme feito com o leite de coco e o creme de arroz. BOM APETITE!!!

Nota: Minhas caras: Gostaria que vocês enviassem comentários, para que eu possa saber se estou no caminho certo, onde posso melhorar... etc, etc, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário