segunda-feira, 26 de março de 2012

Dos molhos


   O PESTO                   

É um dos molhos (salsa) mais famosos do mundo, pois já deu a volta aos 5 continentes. Por onde andei,  nestes 5 continentes, regularmente o encontrei.  Melhor, pior, mas sempre presente em qualquer restaurante italiano. Porém, nem todos sabem fazê-lo, como se deve. Gênova é sua Pátria, e estando eu naquela  cidade , a um tempo atrás , dele fui à procura.
Procurei o RP do hotel onde estava hospedada e perguntei qual era o melhor restaurante de Gênova para eu ir comer o famoso PESTO. E Ele, orgulhosamente respondeu-me: “vou indicar-lhe, não o melhor ristoranti di Gênova, Signora i si, il meglio (?) di Itália”. Chamou-me um carro e, garbosamente, pediu ao chauffeur que nos levasse ao ZEFERINO! Vá benne!!! Quando lá chegamos, logo à entrada, quando ví aquele monumento à gastronomia Italiana, cutuquei o meu marido e disse-lhe: “ Prepare o seu cartão, Signore, pois hoje não saio daqui sem fazer a minha festa. Preciso, urgentemente, saber como os genoveses, preparam este molho. Eu já o fazia e bem. Porém, precisava do meu CERTIFICADO! Veio o champagne, o antipasti (tudo um luuuuuxxo.)!!! Quando veio o Maitre com o menu , eu gentilmente fechei-o e identifiquei-me: “Senhor, eu sou brasileira e estou aqui exclusivamente para "provar" o vosso pesto. O vinho para acompanhá-lo, o senhor escolhe. Pois bem, assim foi feito! Quando o SPAGUETTI AO PESTO chegou, o meu marido olhou e... Bem, é uma interessante história. Se interessarem saber o resto...é só pedir.

INGREDIENTES:

1 prato (fundo de sopa) bem cheio de folhas de manjericão fresco (lavadas e secas)
3 dentes de alho bem amassadinho
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (por favor, de excelente qualidade e ralado na hora)
2/3  de xicara de chá de óleo de oliva Extra Virgem
1/2  xícara (chá) de pignole torrados na frigideira em fogo baixo,  como já ensinei (há quem ponha nozes e até castanhas do Pará mas, eu, continuo preferindo o pignole)
sal e pimenta preta (do reino moída na hora) q.b.

MODO DE FAZER:

Precisa ter um pilão pois PESTO vem de PESTARE que significa ESMAGAR. Portanto, nada de batê-lo no liquidificador, como faz a maioria. Se não for para fazê-lo como se deve, melhor mudar de molho (ou então fazê-lo de abacate, que é como ele vai ficar parecido. ECA)!!!

Coloque o alho no pilão e vá juntando as folhas ao poucos. Vai amassando até que todas estejam no pilão maceradas (esmagadas) junto com o alho e óleo de oliva (também aos poucos vá agregando o queijo, metade dos pignole, o sal e a pimenta, sempre macerando. PRONTO. Aí está o seu molho (salsa).
Cozinhe a sua pasta. AL DENTE. Escorra. Volte para a panela e regue com um pouco do mesmo azeite usado na receita do PESTO. Misture metade do molho e mexa bem, só para colorir a sua pasta de verde. Emprate para os seus convidados. Coloque, de enfeite, um pequeno ramo de manjericão. Distribua pelos pratos (dá para 4 pessoas), a outra metade que você reservou do Pesto. Distribua também   a outra metade dos pignoles sobre a pasta e deixe que o seu convidado tenha o prazer de terminar de misturar.

 
SALSA ALFREDO


É um molho (salsa) típico de Roma e foi lá, no ALFREDO RISTORANTI, onde eu o comí. Sinceramente, não posso dizer que o aprecio muito. Quem me conhece, sabe que sou uma "Baianeira" ardida e a SALSA À ALFREDO é muito suave para o meu paladar. Mas, como a maioria aprecia muito, resolví colocá-la também  aqui.


INGREDIENTES:
para 4 pessoas


6 colheres (sopa) de manteiga
1 xicara (chá) de creme de leite fresco
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora e do bom
Sal e pimenta q.b.
1 boa pitada de nóz moscada (para mim, imprescindível)

MODO DE FAZER:

Derreta a manteiga em fogo baixo, acrescente o creme de leite e sempre mexendo continue até que ele começa a ebuliçao. Mas, ATENÇÃO!!! Não deixe que ele ferva, pois, se isto acontecer, você o estragará. Tire a panela do fogo e vá juntando, aos poucos, o queijo até que todo ele esteja incorporado. Tempere com o sal, a pimenta do reino moída na hora e a noz moscada. ACABE DE MEXER E CUBRA COM ESTE MOLHO O SEU  FETUCCINI ( que é a melhor pasta para esta salsa). Os romanos a servem com generosidade e servem bocados de pão para raspar o resto do molho que está no prato. BUON APETTITO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário