segunda-feira, 26 de março de 2012

Berinjela ao vinagrete, carpaccio de atum, bacalhau, etc...



PARA PETISCAR:

Berinjela ao vinagrete com queijo parmesão

2 berinjelas
1 cebola grande (de preferência roxa) picada no mínimo -
2 dentes de alho bem amassadinho
1 colher (chá) cheia de sal
1/4 de pimentão vermelho bem picadinho (miùdinho como a cebola)
1/2 pimenta dedo de moça ou 1 malagueta (sem as sementes para não ficar muito picante)
1 colher (chá) rasa de óregano
1 pitada de pimenta do reino
Salsinha picada finamente
1 xícara (café)de azeite extra virgem
2 colheres de aceto balsâmico
Queijo parmesão (ralado grosso) para finalizar .
OBS.:  O queijo deve ser sempre de 1ª qualidade. Se não tiver um italiano (parmegiano, pecorino,  etc,  use o nacional Scala Premium. È muito bom também)

MODO DE PREPARO:

Misture em uma tigela todos estes ingredientes. Confira o sal se está a seu gosto. Neste ponto as beringelas  já devem estar assadas. Teste-as com a pontinha da colher. Devem estar completamente macias. Tire-as do forno e coloque-as em um pirex grande - que caiba todas - de preferência com tampa. Com o garfo abra-as com pequenos buraquinhos para que o molho vinagrete penetre bem nelas. Salpique com o queijo ralado, tampe e ponha na geladeira para marinar.  Quando for servir, acompanhada com torradas ou pedacinhos de pão, regue com mais azeite.
Corte a beringela em fatias de 3 dedos de espessura (grossas) e ponha em uma assadeira para assar em fogo alto. Mais ou menos, 20 minutos. Enquanto a berinjela  assa, misture!



 PARA A ENTRADA:

Carpaccio de Atum


INGREDIENTES (para 8 pessoas)

1  lombo de atum (+ ou -  800 grs)
2 talos de aipo
1 colher (chá) de tomilho e salsinha frescos e bem picadinhos
1 pitada de pimenta do reino
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de suco de limão 


MOLHO DO CARPACCIO


1 xícara (chá) de caldo de carne ou de galinha (bem apurado, espesso )
200 grs. de pignole (pinhões) torrados em uma frigideira em forno brando
2 colheres de aceto balsâmico
Salsinha finamente cortada
Pimenta do reino q.b.
flor de sal q. b. 


MODO DE PREPARAR


Lave muito bem o lombo do atum em água fria, escorra bem e seque com toalha de papel. Tempere com as ervas salsinha e tomolho  (acrescentar um raminho de coentro dá um sabor fantástico), o sal a pimenta e o limão. Enrolar em papel film como se faz com um bombom. Dê um nó nas pontas para não escorrer e coloque no congelador.  Freezer!!!  Deixe-o aí por  + ou- 2:30h, para começar a congelar, facilitando assim, o seu posterior  fatiamento.
Enquanto isto, corte bem fininho o aipo ( à Juliana ) e frite em óleo bem quente até dourar. Reserve em papel toalha. 


 O MOLHO

No liquidificador, coloque metade dos pignoles torrados , o azeite, as ervas, o vinagre balsâmico, a pimenta , a flor de sal e bata até que fique uma textura homogênea. Adcione o caldo de carne ou de galinha. ( Eu o tenho sempre pronto no freezer). Reserve em uma molheira.


À frente, vou ensinar fazer os caldos.

COMO EMPRATAR:

Tire o lombo do atum do freezer. (sempre que quiser poderá substituir o atum por salmão, robalo,  etc), e fatie-o em lâminas finíssimas, arrumando-os no centro de um  prato raso, bonito e grande. Melhor branco para que as cores do Carpaccio ressaltem aos olhos do  comensal. Regue, delicadamente com o molho que preparou. Salpique com o pignole  e o aipo à Juliana que você reservou. Coloque algumas alcaparras, se você gostar. Por fim,  USE A SUA IMAGINAÇÃO e faça a sua assinatura. (Flores, folhas, ramos, qualquer coisa que o faço bonito, pois, saboroso, já está).

Gostaria muito que, se você fez e foi aprovado, COMENTE , por favor.

OBS. À esta hora, você já deverá estar gelando um boa garrafa de vinho branco (9 à 10 graus é para o meu paladar) de castas como chardonnay, sauvignon blanc ou um pinot noir e CLARO, servirá numa bela taça cristalina e apropriada.
Alguém precisará mais???




Bacalhau à Lagareiro*

Fácil
30 à 40 minutos
8 pessoas

INGREDIENTES:

8 postas do lombo do bacalhau (Gadhus Mohrua)
8 batatas médias (1 para cada pessoa)
2 cebolas grandes
8 dentes de alho fatiados
Pimentões vermelhos, amarelos e verdes (1 de cada)
Um punhado generoso de azeitonas pretas portuguesas ( as pequenininhas e saborosas)
3 folhas de louro rasgadas
1 grande ramo de coentros frescos
1 colher (sopa) de um mix de grãos de pimenta ( do reino negra, verde, rosa, cayena, inteiros)
1/2 litro de um bom azeite extra virgem


MODO DE PREPARAR


Pegue as postas do bacalhau, que, à esta altura já foram demolhadas (como dizem os portugueses. Vou ensinar no final da receita). Têm que estar bem sequinhas. Se não, faça-as com papel toalha. Não as cozinhe e nem lhes tire a pele, pois é esta que manterá as postas úmidas. Simultâneamente vá assando as batatas. Quando estas estiverem macias (experimente com o garfo), coloque-as sobre a tábua e dê, literalmente, um golpe com o pulso (murro), com cuidado para que elas somente comecem a abrir. Não as desmanche, por favor. Corte as cebolas em canoas largas e os pimentões em fatias largas também.
Numa panela à parte,  coloque o azeite, o alho fatiado, o louro, as pimentas e o coentro fresco e leve ao fogo alto. Não saia de perto, pois ele não poderá ferver. Somente atingir uma temperatura bem antes da fervura.  Apague o fogo (à isto, chamamos confitar o azeite, que poderá, para outros pratos, ser confitado com outros ingredientes)
Agora pegue uma vasilha refratária que caiba tudo isto (de cerâmica é o ideal).
Coloque no centro as postas do bacalhau. Rodei-as com as batatas, e as cebolas e os pimentões.  Ponha as azeitonas e a seguir, cubra tudo com o azeite que você confitou, juntamente com o alho, o louro, as pimentas e os coentros, tudo bem distribuídos.
Agora é só levar ao forno para assar até que estejam levemente dourados.

NA HORA DE EMPRATAR, ilustre-se com a foto que anexei.
Os portugueses não costumam comer arroz com este prato e sim acompanha-o com uma saladinha. (Mas, se você preferir arroz...)


OBS. * À Lagareiro: LAGAR é onde se faz o azeite. Lagareiro, o homem que aí trabalha. Portanto, este prato é considerado "muito simples" posto que, batatas e cebolas e pimentões eles sempre os têm à mão. E o azeite... Aí está!

Gadhus Mohrua.  Bacalhau de águas muito profundas da Noruega. Considerado por todos, de 1ª...

Demolhar.  " Por de molho ", para tirar o sal. Pega-se em uma caixa com tampa, coloque  as postas do bacalhau e cubra até em cima com água gelada. Troca-se 2 vezes ao dia sempre por outra água gelada. Ponha a caixa na geladeira, visto sermos um pais tropical e muito quente, Se o lombo for muito alto, repita este processo por 3 dias. Se for um bacahau de 2ª linha, mais fino por 2 dias, PORÉM, COMO SEGURANÇA, eu costumo pegar a posta e suavemente retirar do seu interior sem estragar a posta, um pedacinho para provar. Se achar que ainda está salgado, troco mais uma água e deixo estar mais umas horas. Isto é necessário porque o bacalhau não é sempre igual.




Então, queridos. Já chegaram em casa? Vamos lá então: 1º - Abram uma garrafa de vinho e acendam as velas. Depois vão à geladeira e vejam o que tem lá. Acharam um pedaço de bacon ou coisa parecida? (uma boa linguiça, por exemplo). Um pouco de pimentão, tomate, azeitonas negras? Então vão à dispensa, que, com certeza tem um bom pacote de pasta (barila, Di Cecco) à espera de vocês. Voltemos à cozinha: Peguem uma panela grande, pois a pasta, para ficar boa, necessita de 1 1/2 litro de água para cada 100 grs. Ponha a água para ferver e enquanto espera, vá à tábua e prepare o que vou ensinar:


Pasta de "Fim de Noite"
 (a que tiver: spaguetti, fetuccine,ete. Nesta receita que anexo a foto, usei Bavetti da Barila)


1 pacote de Pasta
100 grs de bacon (bem magro)
4 dentes de alho fatiados
1 cebola média cortada grosseiramente
3 tomates sem a semente (picado grosseiramente)
!/4 de pimentão sem semente (picado bem largo)
1 pitada de pimenta do reino
1 colher (chá) de estragon - (hummm)
1 colher (sopa) bem cheia de sal
4 colheres (sopa) de óleo de oliva 
2 colheres (sopa) de azeitonas negras picadas (é bom ter sempre na dispensa, pois ajuda muito)


MODO DE FAZER

Ponha todo o sal na água que já está no fogo. Quando ferver, adicione a pasta e conte o tempo de cozimento ( no pacote vem a indicação).
Quando estiver no ponto, escorra e no próprio escorredor regue um pouco de azeite de oliva para a pasta não grudar e misture. Leve a mesma panela ao fogo (você passou uma água e secou com o papel toalha). Esquente a panela e coloque o bacon para fritar  no óleo. Quando estiver começando a dourar, deite os alhos fatiados e deixe dourar junto. Acrescente a cebola e frite só até ficar transparente. Aí, ponha, o estragon e mexa para ele liberar o aroma. Adicione o resto dos ingredientes (tomate, pimentão e a azeitona). Frite um pouco para amolecer e encorpar. Misture a pasta, mexa bem para ficar quentinho e agregar todos os ingredientes.
Agora, é só colocar no prato, salpicar bastante queijo parmesão e ' BOM FIM DE NOITE "

Obs. Se você não se importar de sujar 2 panelas, faça este refogadinho em outra panela enquanto a pasta coze. Depois é só escorrer e misturar.



Observação:
Achou complicado e você gosta mais light? Vamos à outra então:
Mesma pasta, mesma água, mesmo panela e mesmo sal. Enquanto cozinha a pasta, ponha em outra panela:

2 colheres (sopa) de manteiga (light?)
2 cebolas roxa fatiadas em 1/2 lua bem fininha
2 talos de alho porro
1 garrafinha de creme de leite fresco.

Frite tudo até amolecer e na hora de servir, acrescente à esta mistura, o creme de leite fresco. Agora é só misturar a pasta que já deverá estar cozida. (ESTA TAMBEM É "FIM DE NOITE")

Nenhum comentário:

Postar um comentário