segunda-feira, 26 de março de 2012

Sobre "Fisherman's Warf" (San Francisco/Califórnia)


Hoje a conversa nossa vai ser sobre o "Fisherman's Warf" de San Francisco Califórnia. É um lugar que o meu marido adora e sempre que estamos aqui, gastamos uma parte do nossos dias apreciando tudo. Para começar, é um lugar cheio de vida, de animação. Aqui bebe-se e come-se muito bem. Os produtos vindos do mar, fresquinhos e apetitosos, aguçam os nossos sentidos, especialmente o Paladar e o Olfato. A ambíência convida ao prazer de viver. A música, sempre presente através de "músicos de rua", enche o ar e nos acolhe com os seus maravilhosos sons. Depois de andarmos e comprarmos alguns "souvenires", procuramos um lugar para nos sentar-mos para comer alguma coisa, pois, já estávamos famintos. O meu marido pediu o seu "indefectível" Crab. Eu pedí Shrimp e resolví inovar numa receita que não temos no Brasil. Pelo menos, USUALMENTE. Shrimp à Cajum Style . Porém e como sempre, gosto de saber o que está "por trás" de cada receita e fui procurar "desvendar " a sua história, pois esta receita provém do "POVO CAJUM". Vamos lá então: Este povo é descendente dos antigos colonizadores franceses que se estabeleceram na antiga ACÁDIA, misturaram-se, por sua vez, à outras minorias, tais como, italianos, alemães e índios americanos e fizeram a migração para o sul dos EE.UU. exatamente na Lousiana, na proximidade da fronteira mexicana (hoje o estado do TEXAS). Estabelecidos, por fim, no centro sul dos Estados Unidos enriqueceram-se com a influência dos espanhóis do vizinho México. À este "caldeirão cultural", juntaram outros imigrantes vindos do Haití e sobretudo, o negro americano, na época, ainda escravos que vivia em estados escravocratas do sul. Em New Orleans esta comunidade viveu isolada atá meados do Sec. XX. Portanto, resumindo, o "Cajun" é o caldo cultural das raças européias citadas acima, mais o crioulo francês da Lousiana. Tendo feito este pequeno resumo sobre esta raça (comunidade) passo, agora, a criar uma receita percebida pelos meus sentidos.Se alguém souber ou fizer receita melhor, eu adorarei que compartilhe comigo, pois, afinal, neste quesito sou apenas UMA CURIOSA extramamente dedicada a conhecer sabores exóticos.


VAMOS À RECEITA ACABADINHA DE SER "INVENTADA"



Para 4 pessoas comilonas:

1 k de camarão grande limpo (RESERVE AS CASCAS PARA O MOLHO)
1 cebola grande picadinha miùdinho
1 dente de alho
1 colher (sobremesa) de páprika doce
1 colher (sobremesa) de páprika picante
1 colher (de café rasa) de pimenta Cayena
1 colher (de café rasa) de pimenta do reino
sal q.b.
cheiro verde para finalizar.

MODO DE FAZER:

Coloque em uma panela as cascas de camarão lavada junto com as cabeças. Ponha uma pitada de páprika e cubra com água. Ponha 1/2 cebola picada grosseiramente só para dar gosto. Deixe ferver por 1/2 hora. Coe bem e volte para panela e ponha em fogo baixo até reduzir o molho. (RESERVE)
Em uma panela pequena coloque a manteiga, o alho amassadinho e a cebola picadinha e deixe dourar bem. Acrescente as páprikas (doce e picante), a pimenta cayena, a pimenta do reino e o sal. Aos poucos vá adicionando o caldo devidamente reduzido. Abaixe o fogo e vá mexendo até obter um molho mais ou menos espesso. (Reserve). Na hora de servir, chapeie (passar numa chapa ou frigideira untada com manteiga ou olive oil) ligeiramente. Passe este camarão para o molho e deixe que ferva somente por 3 minutos. Se passar, o camarão vira borracha, Sirva lindamente acompanhado por arroz de azafran ( O pistilo)

Receita de bolinho para soltar o intestino: (Vocês não podem imaginar como este bolinho é gostoso no café da manhã. Podem fazê-lo, deixar esfriar e colocar no freezer. Na hora de comer, tire do freezer, coloque no microondas por 30 segundos, passe manteiga e HUUUUUUMMMMMMM!!!! Delicious.


Muffins à MAREJKE MARTTIN JENCKIS (minha cunhada da Califórnia)

3/4 de copo de farinha de trigo
3/4 de copo de farinha linhaça
3/4 farelo de aveia
1 copo de açúcar mascavo
2 colheres de chá de fermento em pó
1 tablete de fermento de pão (ou um saquinho)
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela (se gostar muito pode colocar 2)
1 cenoura ralada no ralo grosso
2 maçãs sem pele e ralada no ralo grosso
1/2 copo de uva passa sem semente (opcional)
1/2 copo de nóz picada
3/4 de copo de leite
2 ovos batidos
1 pitada de baunilha

MODO DE FAZER O MUFFIN

Misture todos os elementos secos(incluindo aí as nozes,as maçãs,a cenoura e as uvas passas. Ponha o leite com os ovos batidos junto e a baunilha. Vá misturando, aos poucos o líquido ao seco até obter uma massa + 0u - homogênea. Coloque em forminhas prèviamente untadas. Agora é só assar, deixar esfriar, colocar em um saco no freezer e está pronto para usar qdo quiser, de preferência todos os dias pela manhã. O seu intestino vai dar GRAÇAS À DEUS!!!

Um comentário:

  1. Bem vou aproveitar pra elogiar um pouquinho esse cantinho q ficou tão intimo e acolhedor. Sei que não entendo nada de cozinha... mas só tenho a dizer que achei tudo simples, bonito e perfeito. Cada postagem sou presenteada com agradáveis surpresas... além da grande criatividade que já pude acompanhar, nota-se a sensibilidade que é depositada em cada uma delas... Sinto q é deixado um pedacinho de si em cada receita.

    Continue assim, fascinando a cada uma de nós que não dispomos desse dom maravilhoso...
    De coração, OBRIGADA!
    Nira Loyola

    ResponderExcluir