segunda-feira, 26 de março de 2012

Filet suíno à Sarah Wiener

Bem, amigos!
Depois da minha prazerosa sessãozinha de cinema, volto novamente ao meu fogão para falar de um prato que adoro. Mas, antes, deixem que lhes conte uma  pequenina história à respeito dele.
Estava  com a minha família em Berlim, cidade que adooorro, quando fui convidada pela minha filha Anna e meu genro Robim (alemão convicto e lindo de viver), para conhecer o restaurante da Sarah Wiener, uma jovem e autodidata chef de cozinha. Quando lá cheguei, tudo encantou-me de imediato. Em 1ª instância o cheiro que exalava no salão vindo da sua cozinha, inebriou-me. Depois, enquanto nos sentávamos , fui observando todos os detalhes, que para mim, fazem  de um restaurante, um lugar agradável. De uma simplicidade elegante, bem cuidado nos mínimos detalhes, tudo de bom. Depois, ao fazermos os nossos pedidos, a minha filha Anna, sugeriu-me um prato e eu o pedí.  Afortunadamente! Era o FILET SUINO À SARAH WIENER. Achei - o SOBERBO, DIVINAL! Tanto, que hoje ele está incorporado à minha mesa. Faço-o algumas vezes, pois a minha família aprecia muito. E agora vou passá-lo à vocês. Mas, antes, deixa-me terminar a história. Quis saber mais à respeito desta jovem chef e fui procurar seu livro, onde ela conta as suas andanças não só pelas cozinhas, como também sobre uma viagem que ela fez à bordo deste "fusca vermelho", pela Province, no sul da França em busca de condimentos, ervas, e conhecimentos gastronômicos, assim como fiz na minha última viagem à Itália, pela Toscana para conhecer e aprender a sua cozinha.  Infelizmente para o meu marido, Jan, não encontrei um exemplar sequer em inglês, mas, queria-o tanto, que tive que contentar-me com um exemplar escrito em alemão. Azar do Jan, pois quando quero um prato com inspiração nesta chef, ele tem que traduzir-me tintim por tintim.Vou postar uma foto dela em seu "fusca vermelho" e do seu restaurante que eu recomendo para quem estiver em Berlim. Vamos lá, então!





FILET SUINO À SARAH WIENER

Preparo facílimo
6 pessoas ou 4 comilonas

INGREDIENTES:

2 filets suino
3 dentes de alho
Pimenta moída na hora e sal q. b.
suco de 1 limão
raspa de 1 limão siciliano
1 xícara (chá) de pão ralado
2 colheres (sopa) de salsinha picada finamente
2 colheres (sopa) de nozes ou amêndoas (como preferir), bem picadas
2 colheres (sopa) de óleo de oliva virgem


 
MODO DE PREPARAR:

Passe os filets por água fervente e deixe-os escorrendo.Tempere-os com o alho bem amassado, o sal, a pimenta e o suco do limão e o óleo de oliva.Fure-os ligeiramente para que o tempero penetre bem. Coloque numa caixa com tampa e deixe-os marinar na geladeira, de preferência de 1 dia para o outro.
No dia seguinte quando for prepará-lo, faça o seguinte: Pegue o pão ralado e misture bem com a salsinha, a raspa do limão siciliano, as nozes (ou amêndoas) picadas, fazendo como uma farofa FRIA. Ponha esta farofa numa bandeja, retire os filets da geladeira e passe-os rolando por esta farofa até que estejam empanadinhos. Ponha na assadeira, regue com o molho que restou da marinada e coloque-os no forno (cobertos por um papel de aluminio) à 100 graus C  por 4 horas (se os filets forem grandes). Eles vão cozinhar lentamente. Depois disso, retire o papel de alumínio , aumente a temperatura do forno para 250 graus C e deixe que eles  fiquem ligeiramente dourados. Não os esqueça no forno para que o molho não se vá embora e eles se ressequem. E , para acompanhá-los:


BATATA DOCE NA CALDA DE AÇUCAR MASCAVO E MANTEIGA


INGREDIENTES:

4 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de manteiga

MODO DE FAZER: 

Coloque 2 ou 3 batatas doce descascadas e cortadas em fatias de 1 dedo de espessura. Todas iguaizinhas, por favor, senão umas cozinham, outras não, em água e sal e deixe que cozinhem até ficarem macias (ao dente). Enquanto elas cozinham, vá preparando o molho. ASSIM:  Em uma frigideira larga e rasa, coloque 4 colheres (sopa e bem cheia), de açúcar mascavo . Deixe ir queimando devagarinho, como se fosse fazer uma calda para um pudim.Quando estiver bem derretido, acrescente a manteiga. Deixe que ela só derreta, escorra com delicadeza as batatas e arruma as fatias em cima deste molho, na frigideira. Abaixe o fogo e deixe as batatas dourarem dos dois lados. Pronto! Aí têm o perfeito acompanhamento para os seus filets suino. AÍ UMA SALADINHA VERDE IRÁ MUITO BEM! E... BOM APETITE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário