segunda-feira, 26 de março de 2012

Pasta de Domingo


Vamos à PASTA DE DOMINGO com o que temos em casa:

Bem, vocês  já viram o que eu "encontrei" hoje na minha casa:

MODO DE FAZER: 

Com o filet mignon de búfala eu cortei os medaillons maia ou menos com 4 dedos de altura contra o sentido do filet que está "deitado" na tábua. Vire cada um, para que o lado onde passou a faca, esteja virado para cima. Redondinhos como uma medalha. (Por isto chamamos medaillont) . Deixe-os sem temperar com nada, pois, se coloca o sal e a pimenta antes, a carne fica escura, pois desidrata.Coloque-os na geladeira. Agora vamos ao molho.


MOLHO (para 4 pessoas)


l lata de 1/2 quilo de tomate pelatti ( tire as sementes, pois eles já estão sem a pele e picados)
3 dentes de alho
1 cebola picadinha bem miùdinho
3 folhas de louro
1 ramo grande de manjericão fresco
sal e pimenta preta (do reino) q.b.
As aparas que sobraram do filet sem a gordura
4 colheres (sopa) bem cheia de óleo de oliva virgem
1 colher (chá) de açúcar

PREPARO:

Coloque na panela (de fundo grosso) o óleo de oliva e quando este estiver quente junte-lhe o alho espremido e quando este estiver bem dourado junte as cebolas. Frite ligeiramente e junte as aparas do filet mignon. Frite também e aí acrescente os tomates, o sal, a pimenta, as folhas de louro e o açúcar. Cubra com água e quando começar a ferver,  abaixe o fogo. Este molho tem que ser feito lentamente e agregando água à medida que necessário. Ele tem que ficar bem espesso e enquanto vai apurando coloque as folhas de manjericão inteiras, não precisa picá-las.
Enquanto o molho vai apurando é hora de colocar a água para ferver numa panela grande. Como eu já disse antes, muita água, pois a pasta necessita 1 1/2 lts por cada 100 grs. Ponha o sal na água (1 colher de sopa) e quando ferver deite aí a pasta escolhida. Olhe o tempo de cozedura. Cada pasta tem o seu tempo, mas, qualquer uma tem que está Al Dente. Agora veja bem, enquanto isto, esquente a sua panela grossa onde vai fritar o seu filet. Tente sincronizar o seu tempo para que saiam ao mesmo tempo (filet e pasta).

MEDALLONT DE FILET MIGON (PARA ACOMPANHAR A SUA PASTA)

Pegue os filets e ponha-lhes o sal e a pimenta moída na hora. A panela já deverá estar bem quente. Se estiver bem quente, você poderá colocar os 4 filets de uma só vez. Não mexa neles, para que a carne não chore. Quando este lado estiver no ponto desejado (mal passado, ao ponto, etc.), você coloca sobre ele uma nós de manteiga e vire-os ràpidamente para fazer o outro lado. Se quiser, pode acrescentar fatias em meia lua bem grossas.


Enquanto isso, a pasta ficou pronta. Está Al Dente. Escorra e volte imediatamente para a panela, conservando assim, o seu calor. Regue-a renerosamente, aí sim, com azeite EXTRA VIRGEM, da melhor qualidade. MISTURE BEM  e PODE EMPRATAR, não se esquecendo do bom queijo que você já ralou. Monte como está na foto. Polvilhe também com generosidade com o seu belo queijo e BOM APETITE!!!

OBS.: ESQUECEU DO VINHO? Nãnãnãnãnãnãããã! Ele já deve estar aberto e res-pi-ran-do!!!

Um comentário:

  1. PARABÉNS que blog LINDO!! É uma poesia para os olhos, sem contar que ouvir essa música me trouxe uma sensação feliz e acolhedora.
    E as receitas... tudo tão bem explicado, vontade de fazer todas, adorei!!! Obrigada por nos presentear com esse cantinho.

    ResponderExcluir