segunda-feira, 26 de março de 2012

Receitas básicas

Portanto, aqui vamos nós. Ao básico dos básicos; "à mola mestra" do fogão familiar brasileiro.

RECEITAS BÁSICAS:

Do FEIJÃO....................................................................................Grãozinhos ao molho, caldinho cheiroso, viradinho charmoso, para todos os gostos.
                                                                                                              
INGREDIENTES:
                     2 xícaras (chá) do grão - novinho para não necessitar ficar de molho
                     1 1/2 litro de água
                      4 colheres de (sopa) de óleo de canol
                     2 colheres (sopa) de bacon picadinho
                     3 folhas de louro
                     1 colher (café) de colorau ou páprika doce (maquillage)
                     sal e pimenta preta (do reino) moída na hora q. b.
                     Cheiro verde ( ou um bouquet garni, para ser retirado depois)
                     3 dentes grandes de alho
                     1 colher (sopa) de cebola picada bem miùdinho 


MODO DE FAZER: 

                      Lave bem os grãos e coloque, juntamente com a água, em uma panela de pressão e junte as folhas de louro. Feche a panela e após o apito, conte 15 minutos. Apenas isto, para que os grãos não se desmanchem. Desligue a panela e deixe sair a pressão completamente. Tenha cuidado! Em uma panela à parte, coloque no óleo o bacon para fritar. Quando começar a dourar, acrescente o alho e quando os dois estiverem bem dourados, coloque a cebola e deixe fritar junto até que fique um refogado bem bronzeado. Coloque o colorau ou a páprika doce e, imediatamente, despeje, aos poucos, com uma concha, todo o conteúdo da panela de pressão, incluindo o caldo. Se for necessário, coloque um pouco mais de água. Abaixe o fogo. Coloque o sal e a pimenta e deixe apurar até que o grão esteja macio, porém, consistente e o molho meio encorpado. Finalize com o cheiro verde ou o bouquet garní.



Do ARROZ...............................................................................bem branquinho, bem soltinho, cozido quase ao vapor. Mas, se ficar bem feitinho, poderá usar ao seu dispor. Puro, com alho e salsinha, pimentão ou tomate... camarão, ovo, ou o que inventar a sua arte (é só misturar!) 

INGREDIENTES:
2 xícaras (chá) de arroz agulha de 1a. Por ex.: "Prato Fino"
1/2 xícara (café) de óleo de canola (se preferir outro...)
4 dentes de alho bem espremido
2 xícaras (chá) de água fervendo
2 folhas de louro, ou, se preferir, uma lasca de pimentão vermelho (dá um gosto...)
Sal q.b

MODO DE FAZER:

Coloque em uma panela de fundo espesso (para não grudar no fundo), o óleo e o alho. Frite ligeiramente, não deixando dourar. Coloque o arroz para fritar. Não há necessidade de lavar o arroz (você lava o spaguetti?). Enquanto a água ferve, vá fritando o arroz em fogo médio e, a seguir, acrescente a água fervente. Ponha o sal, mais ou menos 2 colheres de chá (rasa), as folhas de louro ou a lasca de pimentão. Deixe ferver com a panela abertaaté que a água seque por completo. Abaixe o fogo. Abra com a colher de pau, 3 buraquinhos no arroz. Despeje por cima 1 xícara (chá) de água fria. Tampe a panela e deixe acabar de cozinhar no vapor.
OBS.: QUANDO O ARROZ É MUITO DURO, OU SE VOCÊ GOSTAR DELE MAIS COZIDO, COLOQUE UM POUQUINHO MAIS DE ÁGUA, VOLTANDO A TAMPAR A PANELA POR MAIS 5 MINUTOS.


Da CARNE..............................................................................Que poderá ser bife, milaneza, medallion, tornedo ou paillard, porém como ninguém gosta de fritar, para a casa não cheirar, à panela vamos voltar!  


DE PANELA : 
1a. Fase:

1 quilo de coxão mole ( do segundo ao quarto peso), picado em cubos, mais ou menos 3x3 cm.
5 dentes de alho bem amassadinhos
3 folhas de louro
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
Sal e pimenta preta (do reino) moída na hora q.b (deixe marinar por um tempo, pode até ser de um dia para outro).

2a. Fase:

1 cebola grande picada bem miùdinho (reserve).

MODO DE FAZER:

Coloque em uma panela de fundo espesso (se preferir, pode usar de pressão - mais rápido, menos saboroso), 1/2 xícara (café) de óleo de canola e polvilhe 1 colher (café) de açúcar no fundo da panela. Deixe dourar bem e em seguida, coloque a carne, arrumando direitinho na panela. Enquanto tiver suco, não mexer muito, pois quando mais se mexe, mais a carne "chora". Quando secar o suco, comece a dourar a carne, sempre mexendo, para que a crosta que vai juntando na panela se agregue à carne, deixando-a lindamente bronzeada. Agora, acrescente a cebola picadinha que você reservou, 1 colher (chá) de colorau ou páprika (doce ou picante, dependendo do gosto), cubra com água quente e ponha para cozinhar lentamente. Se a água secar e a carne não estiver ainda macia (no ponto), vá colocando água aos poucos, até que ela fique no ponto, com um molho bem espesso. Confira o sal e a pimenta e finalize com cheiro verde ou um bouquet garni. À esta carne você poderá juntar batatas, cenouras, pimentões ou outros legumes da sua preferência. Eu, na minha cozinha, costumo colocar, enquanto a carne está cozinhando, 1 dente de cravo da índia e um pauzinho de canela. Isto, podem ter certeza, confere à este prato tão simples, um sabor exótico e sofisticado.
BOM APETITE E AGUARDEM AS PRÓXIMAS RECEITAS DE OUTROS TIPOS DE CARNE!


 Da FAROFINHA.........................................................................Brasileiríssima e tão apreciada, por todos os cantos do mundo por onde andei e cozinhei/Ah, esta é mesmo brasileirinha/Dos nossos ancestrais negros e índios, herdada/Mas ficou metidinha/ Que foi parar na mesa da Rainha!!!                                                                                                   
   INGREDIENTES PARA UMA BÁSICA:

1/2 xícara de óleo
2 dentes de alho amassadinhos
1 cebola média finamente picada
2 colheres (sopa) de manteiga
Cheiro verde (de preferência coentros - uma delícia)
2 xícaras de chá de farinha de mandioca. ( se for farinha de Minas ou do Nordeste ficará bem melhor)
               
         
MODO DE FAZER:


Ponha numa frigideira, coloque o óleo e o alho para fritar.Quando estiver moreninho, adcione a cebola e continue fritando .Coloque o sal e a pimenta. Por último coloque a manteiga que deverá só derreter. Acrescente a farinha de mandioca e vá mexendo até que fique ligeiramente torrada.
À esta farofinha básica, voce poderá juntar outros ingridientes para enriquecê-la. Por exemplo: bacon bem picadinho que deve´ra ser bem frito antes do alho.
Outro exemplo: Banana, que deverá ser cortada em rodelas de 1/2 cm e ser frita depois do alho , junto com a cebola.
Ovos cozidos e azeitona (farofinha de ouro) Picadinhos e misturados na manteiga, quando esta está derretendo.
Use a sua imaginação e crie uma infinidade de variações.    



Da SALADA....................................................................................A salada, esta danada/Tem que estar sempre presente/No início ou no final/Ela dá o seu aval/Pra saúde e pra beleza/Ela é sensacional...
                                                                                                        


DE  FOLHAS VERDES:

Misture uma variedade de folhas e texturas (alface crespa, roxa, americana, agrião, rúcula. Coloque sempre numa linda saladeira. De cerâmica, de madeira, embora eu prefira colocá-la em saladeira de vidro transparente,para melhor apreciar a sua profusão de cores; a sua BELEZA.
Os frutos, frutas, legumes e mais, serão sempre os da sua escolha. Eu, quando muito apressada, me contento com estas folhas verdes, mais tomate, pepino e cebola. Simples assim!!!

DOS MOLHOS ( salad dressing, como vc vai muito ouvir falar): Uau!!! Chic, não? Sempre numa molheira à parte, pois, se a salada sobrar, não estragará e poderá ser reutilizada.

BÁSICO: Balsâmico... 3 colheres (sobremesa) de aceto balsâmico. (No futuro, ensinarei voces a fazer reduções)
                                3 colheres (   ) de água  para quebrar a acidez do aceto balsâmico
                                5 colheres (   ) de azeite de oliva extra virgem  ( Pode por mais, se gostar)
                                1 colher    (chá)           de mostarda de Dijon ( melhor)
                                1 colher    (   )           de sal (preferência FLOR DE SAL)
                                1 colher    (café)            de açucar (para acentuar o sabor)

OBS. Para o futuro, os molhos constituirão  um capítulo à parte, pois eles são infinitos e da maior importância em uma cozinha .


  DICAS  VALIOSAS:

Sobre o alho:

Deverá sempre ser aberto para retirar-se dele o interior ( o grelo). Segundo medicinas tradicionais orientais, este "grelo" é o responsável pelo mau hálito e pelo mal estar que às vezes, causa. Na minha cozinha isto é mais do que TESTADO e APROVADO.

PARA TIRAR O CHEIRO DO MESMO DAS MÃOS: Abra a torneira de água fria. Um bom jato.Ponha simplesmente as suas mãos sob este jato por algum tempo. Sem esfregar, sem detergente e sem sabonete. MÁGICA!!! O cheiro foi embora!


SOBRE A CEBOLA:

Para que você não fique chorando ao descascá-la e cortá-la, experimente colocar um pedaço de pão na boca. Ou encha a boca de água. Ah, preste mais atenção à música que está tocando. Também ajuda!!!


Sobre o óleo de canola, recomendo o PURILEV...
 
Sobre o CHEIRO VERDE: Quando for cortá-lo, use uma faca de lâmina bem afiada e evite bater. Se voce bate, ele libera o suco que o torna amargo.

E, por fim, não bata muito nas panelas. A comida não gosta nada, nadinha, de ouvir estes barulhos.   PALAVRA DE BRUXA!!!!

OBS. Estas são as 1ªs dicas desta 1ª aula.



 Bem, pessoal, continuando o básico dos básicos, como me solicitaram, fecharei este ciclo, para elaborarmos coisas mais  diferentes e saborosas. Portanto, quem não se interessar por isto, espere um pouquinho que já chegaremos lá.


Uma outra variação de carne para todo dia.



BIFE ROLÊ

Ingredientes:

1 quilo de carne (alcatra ou coxão mole - 2º peso em diante), cortada em bifes bem finos  (Peça ao seu açougueiro que ele fará isto para você)
3 dentes de alho bem amassados
Pequenas tirinhas de bacon ou cenoura (opcional) - 1 para cada bife -
2 colheres (sobremesa) de aceto balsâmico
2 folhas de louro
Sal e pimenta moída na hora q. b.  (Misture tudo direitinho aos bifes que foram batidinhos)

Para o molho:

1/2 xícara (café de óleo de canola (ou o que você preferir)
1 cebola grande picada bem pequeninha
3 tomates sem pele e sem sementes

MODO DE FAZER :

 Corte os bifes em 2 pedaços, para que fiquem menores e conseqüentemente mais elegantes. Coloque-os sobre uma tábua e bata-os ligeiramente com a machadinha que marca furinhos superficiais. Ficam lindos!  Coloque cada bife na tábua e no centro de cada um, ponha a tirinha do bacon  ou a cenoura, como preferir.  Enrole-os cuidadosamente começando pela parte mais larga e terminando com a parte mais fina.Aperte bem e prenda com um palito, fechando, assim, o rolinho.
Coloque o óleo na panela (fundo grosso ou de pressão). Polvilhe com um colher de açúcar, do mesmo jeito da carne de panela.  Este açúcar, alem de conferir o tom bronzeado à carne, apura o seu sabor. Deixe dourar bem e coloque os rolinhos 1 a 1 até que cubra toda a superfície da panela. Deixe-os quietinhos, sem mexê-los para que "chorem" à vontade.Quando o suco secar, vá virando-os para que dourem de todos os lados. A seguir, ponha a cebola picadinha e deixe-a fritar junto dos rolinhos. É ELA que vai engrossar o seu molho, deixando-o denso e perfumado. Cubra com água quente. Cozinhe por 30 minutos (pressão, fogo baixo). Destampe a panela cuidadosamente(depois que saiu todo o vapor). Se não estiverem macios - pois isto depende da carne-  repita a operação, acrescenta mais água se for necessário.Abra a panela, coloque os tomates picados, confira o sal e finalize , abaixando bem o fogo e deixando que os rolinhos descansem lentamente no molho para encorpar. Finalize com cheiro verde.


 OBS.:  Esta receita acompanha bem uma pasta (spaguetti,taillateli, fetuccine, etc) ou o próprio feijão com arroz que você já aprendeu como se faz. Acompanhando sempre de uma saladinha e de uma farofinha gostosa.
Bom apetite!!!  Espero que a família e amigos gostem. Mas, por favor, enviem os seus comentários. 

ATÉ A PRÓXIMA!!!

3 comentários:

  1. Olá Maristela!!! Parabéns pelo seu blog!
    Cozinhar é uma arte como qualquer outra;parece fácil mas não é. O primeiro ingrediente a ser colocado é o amor, sem ele a comida não tem sabor.Como toda arte tem que ter dom, aptidão, senão, não vai ficar bom... Parabéns pela sua arte, seu talento! Imagino como ficam essas delicias preparadas por você; com carinho, tempero e paixão!!! Sucesso! Luz e paz!

    ResponderExcluir
  2. AMEI, QUE CANTINHO MAIS ACONCHEGANTE.
    Nunca senti tanto prazer em visitar um blog, não saberia dizer se pelas receitas saborosíssimas, pela boa musica(chic demais) ou pela apresentação.
    Completamente encantada, PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  3. ADORO ESTE BLOG !!!
    COMO CONSEGUISTE QUE SE CONSIGA SENTIR O CHEIRO DA COMIDA??
    TÉTÉ

    ResponderExcluir